Outro dia no mercado vi uma peça de barriga de porco daquelas bem carnudas e não resisti, tive que comprar mesmo nunca tendo feito antes. Este é aquele tipo de receita que minha mãe fazia bastante e eu amava, então liguei para ela e pedi as direções!
Minha mãe me alertou que espirra muito óleo ao fritar esta carne, por isso escolhi uma panela que fosse possível cobrir a carne com óleo e fritei com ela fechada o tempo todo, só abri depois de desligar o fogo. Sem sujeira, sem queimaduras, sequinho e crocante!
A receita da minha mãe era um pouco mais simples, então incrementei com alho e alecrim para aromatizar tudo e deixar ainda mais gostoso, mas se preferir, pode fazer sem nada e adicionar sal na hora de servir que também fica mara.
A última dica, quanto menor e mais fino você cortar a barriga de porco mais crocante ela vai ficar, eu prefiro ela mais macia e carnuda, por isso corto em pedaço pequeno, mas grossinhos. O importante é que você corte tudo do mesmo tamanho para que frite igualmente. Ahhh, e se você gosta daquela parte bem crocante, é só não retirar o coro que vem com a carne.
Barriga de porco frita na panela de pressão
INGREDIENTES
• 500g de barriga de porco
• Suco de 1 limão
• 1 ramo de alecrim
• 1 dente de alho
• Sal e pimenta do reino a gosto
• Óleo para fritar
MODO DE PREPARO
Disponha a carne em um recipiente e esprema um limão por cima.
Adicione um ramo de alecrim, sal e pimenta do reino a gosto e deixe marinar por 1 a 2 horas.
Depois deste tempo, escorra bem a carne e separe o ramo de alecrim.
Em uma panela coloque óleo suficiente para cobrir a carne e neste momento já coloque o dente de alho e o ramo de alecrim.
Deixe aquecer e em seguida coloque a barriga de porco (se fizer uma quantidade maior, sugiro fazer em duas etapas para não esfriar o óleo e deixar a carne encharcada).
Feche a panela, deixe a chama do fogo no médio e deixe fritar por 10 minutos ou até que a carne esteja bem corada.
Agora é só deixar escorrer sobre papel toalha e servir (se achar necessário salpique com sal).
Esta receita acompanha super bem uma feijoada (receita aqui)!
Deixe um comentário