Outro dia uma leitora aqui do blog me deixou um comentário dizendo que os bolos dela sempre davam errado, ficavam solados, encruados ou não cresciam, tentei ajudar e o bolo dela deu certo! Mas pensando que outras pessoas possam ter o mesmo problema, achei legal colocar aqui as dicas que passei para ela nos comentários, criando uma espécie de guia de como fazer bolo sem erro.
Espero que gostem e se tiverem mais dúvida e dicas para compartilhar, deixem nos comentários!
Como fazer bolo sem erro
Dos ingredientes
• Prazo de validade: ingredientes que não usamos com tanta frequência tendem a ficar esquecidos, por isso é sempre bom checar a validade dos itens antes de fazer seu bolo, especialmente do fermento, que em geral dura um tempão.
• Armazenagem: a farinha de trigo deve ser mantida fechada e em ambiente seco para não adquirir umidade. O fermento, depois de aberto precisa ser mantido na geladeira, pois sua reação acontece através do calor e exposto a temperaturas altas, ele perde seu efeito.
Do preparo
• Depois de preparar a massa, leve-a ao forno imediatamente, não se deixa massa de bolo descansando. Ao contrário do fermento biológico (usado em geral para pães), o fermento químico tem ação rápida, quanto mais tempo passa, mais ele perde o efeito.
• O fermento deve ser um dos últimos ingredientes adicionados (senão o último) e não deve ser muito batido.
• A não ser que a receita peça explicitamente, não é necessário bater demais seu bolo. Batendo mais do que o necessário, você ativa mais gluten da farinha e seu bolo tende a ficar mais pesado. Em geral, o que pode ser bem batido é a manteiga (com açúcar até clarear e fica fofinha) e os ovos (claras em neve ou inteiros até que dobrem de volume), que podem ajudar o seu bolo a crescer e ficar mais fofinho, mas isso não é regra, por isso o ideal é seguir o que cada receita indica.
Na hora de assar
• O forno SEMPRE deve ser pré-aquecido por pelo menos 15 minutos antes de levar seu bolo para assar. Como disse antes, o fermento reage ao calor, e para seu bolo crescer bastante, o forno precisa estar quente quando levá-lo ao forno, caso contrário, ele iniciará o cozimento antes da ação do fermento, o que vai resultar em um bolo solado e encruado.
• Depois de levar ao forno, tenho duas formas de fazer que uso e funcionam
1. Asso o bolo em fogo alto nos primeiros 10 minutos e depois abaixo ao mínimo para terminar o cozimento.
2. Asso em fogo baixo desde o início e, se necessário, aumento nos 10 minutos finais para dourar a parte de cima, mas sempre tomando cuidado para não queimar embaixo.
Já fiz das duas maneiras e ambas funcionam bem aqui casa, mas acho a segunda opção mais prática, por isso é a que mais uso. A única coisa que você NÃO deve fazer é assar seu bolo em fogo alto, pois assim ele vai queimar por fora e ficar cru ou encruado por dentro.
• Nunca abra o forno nos primeiros 20 minutos que colocou seu bolo para assar, pois isso pode solar ou atrapalhar o crescimento do seu bolo.
• Verifique se seu forno está com problemas no fechamento e vedação. Correntes de ar podem prejudicar o cozimento e crescimento do seu bolo.
Essas dicas vão ajudá-los a fazer qualquer bolo, mas é importante respeitar a orientação de cada receita.
Espero que vocês façam muitos bolos gostosos, docinhos e fofinhos!
Ahhh e aqui em cima a foto do bolo da queridíssima que me mandou a mensagem e acabou dando origem a este post. Ela fez esta receita de bolo de cenoura que fica maravilhosa todo confeitado, ficou uma lindeza!
Gostou deste post? Clique em curtir aqui embaixo e receba receitas e dicas diariamente!
Gostei do conteúdo . gostava de partilhar receitas.
Gostei das dicas se tudo der certo, voltarei aqui p agradecer.
Muito legal belas dicas,0brigada.
Adorei as dicas! Obrigada!