Eu percebi que bastante gente tem dúvidas em como escolher vegetais frescos, por isso resolvi montar este breve guia com algumas dicas para que todos consigam escolher os vegetais mais frescos e/ou maduros.
A lista está em ordem alfabética e as informações são baseadas no meu próprio conhecimento que adquiri com o tempo através da minha mãe, livros, internet e algumas quebrando a cara comprando vegetais e legumes verdes ou maduros demais. Faz parte!
Uma regra geral de como escolher vegetais é sempre buscar pelas unidades de melhor aparência e sem machucados, que estejam brilhosos e com aroma fresco. Agora vamos à lista!
Como escolher vegetais
Abóbora: escolha as mais firmes, sem machucados ou partes murchas.
Abobrinha: procure pelos vegetais mais firmes e sem machucados, com a casca verde vibrante (nem muito claro ou escuro).
Alho: na hora de escolher retire a casca externa e veja se não há nenhum dente murcho, manchado ou machucado. Opte pelos mais lisos e de coloração uniforme.
Alho-poró: opte pelo que tenha as folhas das pontas mais verdes e com uma fina película brilhante. Procure também por um aroma bem fresco e levemente picante.
Batata: busque pelas unidades mais firmes e com casca mais lisa, uniforme, sem manchas.
Berinjela: escolha as com casca mais escura e brilhante, firmes e gordinhas.
Brócolis: fuja dos brócolis manchados e amarelados, que em geral mostram que o vegetal já está passado. Opte pelos verdes escuros e uniformes (as vezes pode estar opaco, mas depois de branqueados ficam mais vivos), com talos firmes.
Couve manteiga: opte pela que tiver as folhas mais verdes e sem machucados. Quanto mais opaca e amarela, menos fresca está o vegetal.
Mandioca: procure comprar mandiocas que estejam com a polpa exposta, assim você consegue verificar se com a coloração está uniforme (sendo branca ou amarelada) e levemente úmida ao toque. A casca deve estar se soltando sem dificuldade.
Milho verde: procure pelas espigas com casca bem verde, grãos firmes, grandes e suculentos. A coloração pode variar, por isso, busque aqueles com a coloração mais uniforme.
Pepino: procure por pepinos firmes de ponta a ponta, casca brilhante e pesados.
Repolho: prefira os mais fechados e pesados, com talo firme e claro. Sem manchas e machucados.
Tomate: para saladas prefira os mais firmes, de cor viva e sem machucados. Para molhos, pode-se usar os tomates mais maduros e macios, mas evite aqueles com machucados e partes amolecidas.
Se tiverem mais dicas ou souberem como escolher outros vegetais que não citei nesta lista, deixem aqui nos comentários que, assim vamos formando um post cheio de dicas e informações úteis.
Aproveita que você já sabe como escolher vegetais e vem ver essas receitas vegetarianas aqui!
Adorei as dicas!