Decidi fazer este post explicando como fazer batata frita sequinha porque, assim como eu, sei que muita gente tem dificuldade neste preparo, que apesar de simples, tem seus segredos para garantir um bom resultado.
Eu mesmo me frustrei diversas vezes fazendo batata frita, pois ela sempre ficava encharcada e oleosa. Mas depois dos truques que descobri nunca mais tive estive problema, por isso, vou compartilhá-los com vocês.
Como fazer batata frita sequinha
INGREDIENTES
• Batatas
• Óleo suficiente para emergir as batatas
• Sal a gosto
• Pimenta do reino a gosto (opcional)
MODO DE PREPARO
Corte as batatas no formato que preferir, mantendo uma espessura máxima de 1cm.
Além de não fazer pedaços muito grossos, é importante manter o mesmo tamanho para que eles cozinhem por igual e ao mesmo tempo.
Forre um prato com papel toalha ou um pano de prato de limpo e distribua as batatas por cima sem sobrepor cada pedaço.
E com outro papel toalha seque as batatas por cima retirando o máximo de liquido que conseguir e repetindo o processo o quanto for necessário.
Quando mais seca a batata ficar, melhor.
Em seguida retire o papel de baixo e coloque as batatas no congelador por 1 hora ou até que cada pedaço esteja congelado.
Aqueça bem o óleo em uma panela (para saber se está na temperatura certa, eu coloco um palito de fósforo no óleo e quando acende é porque está no ponto).
Quando o óleo estiver bem quente, coloque as batatas congeladas em pequenas quantidades para que a temperatura do óleo não caia.
A quantidade varia de acordo com o tamanho que você as cortas, o ideal é colocar aos poucos e ir testando. Em média eu coloco entre 6 e 8 pedaços por vez.
Quando as batatas estiverem douradas, retire do óleo e disponha sobre papel toalha limpo.
Salgue e tempere a gosto imediatamente e deixe descansar até que o papel sugue o restante do óleo.
Depois é só servir e aproveitar!
DICAS EXTRAS:
Quando mais fina a batata, mais rápido ela estará pronta.
Há quem siga apenas o passo de congelar e depois fritar a batata, mas eu não gosto, pois acho que desta forma o óleo espirra demais e acaba fazendo a maior “lambança” no fogão, sem contar que o resultado não é o mesmo.
Não sobreponha as batatas no papel toalha depois de fritas, senão uma passará óleo para a outra e a que estiver embaixo ficará oleosa.
Se tiver, utilize uma grade ao invés do papel toalha para dispor as batatas depois de fritas.
Aproveita e clica aqui para ver mais receitas de acompanhamentos.
Adorei o post. Para evitar a lambança no fogão, o que você faz? :) Obrigada.
Eu costumo fritar em uma panela bem funda, mas mesmo assim respinga…