As vezes a gente nem percebe, mas ao repetir ações e atitudes ruins, ficamos empacados em um mesmo ponto sem conseguir ir adiante. Se sua comida está ficando ruim, pode ser pela repetição de alguns dos itens abaixo, então pare um minuto, leia essas dicas para cozinhar melhor e siga em frente.
8 hábitos que deixam sua comida ruim – Dicas para cozinhar melhor
1. Pressa: é preciso entender que cada alimento tem seu tempo de preparo e não adianta querer pular etapas ou acelerar as coisas. Se uma carne precisa ser marinada ou um pão precisa crecer, seja paciente e espere, no final o sabor compensa.
2. Preguiça: não pode pra ter preguiça na cozinha, pique tudo queimor necessário, mexa o preparo o tempo necessário e suje a louça que for preciso, depois você coloca alguém para lavá-la.
3. Sal de mais: sal realça o sabor dos alimentos, mas se usado em excesso, tira todo o sabor e só fica… Salgado. Coloque este ingrediente aos poucos e prove sempre (se possível peça para outras pessoas provarem também, às vezes nosso paladar se acostuma com o sabor e a gente não sente o excesso de sal) com tempo você aprende a calcular a quantidade necessária para o seu paladar.
4. Sal de menos: exagerar no sal é péssimo, sem salvação, mas colocar sal de menos deixa sua comida sem sabor e personalidade, como disse antes, coloque sal aos poucos e vá provando, certamente você pega o jeito!
5. Falta de tempero: não tenha medo de temperar. Com exceção de alguns alimentos que salgam (como azeitona, alcaparras e orégano) ou apimentam a comida, dificilmente você vai estragar uma receita por excesso de tempero. Siga a mesma dica do sal, coloque aos poucos e prove. Não tem erro.
6. Ingredientes de má qualidade: você não precisa gastar os “tubos”, mas sempre que possível escolha ingredientes frescos e de qualidade. Lembre-se do ditado: quando a esmola é muita, o santo desconfia.
7. Não ter medidores padrão: na comida do dia-a-dia a gente acaba não usando medidores, mas na hora de fazer um bolo ou pão, eles ajudam muito! O sucesso ou fracasso de sua receita pode estar naquelas gramas a mais ou a menos que sua xícara tem.
8. Não se divertir na cozinha: a hora de cozinhar precisa ser prazerosa. Coloque sua música favorita, chame a família para ajudar e aproveite. Cozinhar é terapêutico.
Quando estou na cozinha só penso na comida e no processo de fazê-la. Esqueço dos problemas do dia, da conta bancária e me jogo nas panelas.
As vezes me sinto um alquimista, outras vezes me sinto em um programa de tv. Me divirto muito e quem come, agradece pela boa comida.
Não deixe de aproveitar estes momentos e certamente você vai cozinhar melhor.
Espero que tenham gostados destas dicas para cozinhar melhor e para te inspirar com mais receitas, aproveita, clica aqui e se inscreve no canal do blog no YouTube!
Deixe um comentário