Em meados de 2014 inicie um processo de re-educação alimentar e desde então, tenho me interessado ainda mais por comidas e alimentação saudável. Mas no dia-a-dia, o que mais conta são as adaptações e truques que consigo fazer.
Claro que nem sempre é fácil seguir uma dieta e dias de pé na jaca existem (e todos merecemos esses dias), mas com alguns truques simples tenho conseguido atingir meus objetivos e me manter na linha.
Para ajudar quem também está nesta luta, listei algumas dicas que obtive com a minha nutricionista, na internet e alguns que fui criando e percebendo com o tempo.
Espero que ajude vocês como tem me ajudado!
8 dicas simples para ter uma alimentação saudável em 2015
1. Faça sua própria comida: comer fora é cômodo e muitas vezes gostoso, mas é difícil manter a linha se você nem sabe exatamente o que está comendo. Com um pouco de organização, fica fácil ter sempre comida boa e saudável sem passar horas na cozinha depois de um dia cansativo de trabalho.
2. Asse ao invés de fritar: claro que uma fritura tem um sabor e textura diferente de um assado, mas com dedicação e tempero, um alimento assado também pode ficar muito bom. Pratique e descubra novas ideias e receitas!
3. Troque refrigerantes por sucos naturais: eu sei que nem sempre dá tempo de fazer sucos naturais, eu mesmo tenho uma super preguiça para fazer suco, mas para ajudar congelo frutas no fim de semana e durante a semana é só jogar no liquidificador e bater. Mas quando não dá, sigo a ordem de prioridade que minha nutricionista me indicou: suco natural, suco de polpa e, por último, o suco de caixinha. Ahh, e claro que antes disso tudo, vem a água! Muitas vezes depois de um copo d’Água, a gente até desencana de beber suco.
4. Sanduíches saudáveis são a salvação: Na correria do dia a dia, às vezes dá preguiça ou falta tempo para ir para a cozinha e preparar algo saudável, então, me apoio em sanduíches variados e saudáveis ao invés de cair na tentação do Fast food. Tenho sempre um queijo branco, pão integral e alguma folha em casa. Tudo fica mais fácil!
5. Leia as embalagens: sabia que muitos alimentos que se dizem integrais tem como ingrediente principal a farinha branca? Pois é!
Por isso que eu sempre leio a lista de ingredientes antes de comprar qualquer coisas, assim a gente evita ser enganado e come melhor. Para quem não sabe, a lista de ingredientes nas embalagens coloca os itens em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que se apresenta em maior quantidade no alimento. Foi assim que descobri que açúcar é o principal ingrediente do chocolate, ao invés do próprio chocolate. #chatiado
6. Troque a farinha branca pela integral: eu sei que o sabor e textura são diferentes, mas com o tempo você se acostuma. Uma boa dica para quem acha mais difícil se adaptar, é usar 2/3 de farinha integral e 1/3 de farinha branca nas suas receitas. Você pode até continuar consumindo farinha branca de vez em quando, mas prefira a integral sempre que puder (Aproveita e vê aqui essas receitas integrais!).
7. Substitua o açúcar branco: não estou dizendo para esquecer o açúcar e muito menos trocá-lo por adoçante (eu odeio adoçante, me deixa um amargo horrível na boca), mas se é para consumir, opte por algo mais natural e menos processado como mel, açúcar cristal, mascavo, demerara ou melado de cana.
8. Grãos, sementes e farinhas: inclua alimentos como quinoa, chia e linhaça no seu dia-a-dia, além de fazer super bem para o nosso organismo, eles vão com tudo e em geral não afetam o sabor dos outros alimentos.
Se tiverem mais dicas, compartilhem nos comentários aqui embaixo!
Deixe um comentário