Já quero começar dizendo que estou oficialmente apaixona por Florença!
Gente, essa cidade é linda demais. As ruas são planas e bem iluminadas, tudo fica a 5 minutos de caminhada e a cada esquina que a gente vira, dá de cara com uma relíquia, castelo ou obra de arte.
Depois de uma noite de balada, acabamos dormindo demais e saindo de “casa” as 11h. Tomamos café na Via por Santa Maria, no restaurante L’Orologio com direito a pizza de peperone e presunto cru. Diferente das pizzas que comemos em Roma, a massa deste restaurante era do tipo pan, nada demais, mas também não estava ruim.
Apesar do frio (3ºC), o dia estava lindo, com céu azul e sol, então decidimos aproveitar o clima é fazer mais atividades externas.
Como estávamos do lado, fomos direto para a ponte Vecchio tirar mais fotos e na volta passamos pela Piazza della Republica e seguimos para o Duomo de Florença, Batistério (fechado em restauração) e Torre de Giotto, os três ficam no mesmo complexo. Chegando lá, já fiquei de queixo caído com a construção. Vendo em fotos, eu achava que suas cores eram algum tipo de pintura, mas na verdade, as cores que vemos são do próprio mármore. A mescla de tons é linda, de tirar o fôlego!
Depois de tirar milhões de fotos, decidimos subir na torre de Giotto para ver Florença de cima. Foram 414 degraus de uma escada super estreita com teto baixo e gente subindo e descendo ao mesmo tempo, um caminho sofrido, mas com uma recompensa a cada andar atingido. Florença consegue ser linda também vista de cima.
Depois de descermos, fizemos uma pausa para um chocolate quente (e que chocolate quente, tão espesso que dava para comer de colher!), já que em cima da torre estava muito frio e precisávamos nos aquecer para continuar a jornada.
Estávamos tão maravilhados com a cidade que deixamos o mapa e roteiro de lado e saímos andando de bobeira pela cidade, entrando em ruelas e becos aleatoriamente para descobrir coisas novas e isso foi uma das melhores coisas que fizemos. Passamos por igrejas, estátuas, palácios, pontes e diversas construções belíssimas. O dia voou!
Voltamos para casa para nos agasalhar e por volta de 19h saímos para jantar na Taverna Divina Commedia, um restaurante delicioso, com um clima medieval e comida realmente boa. Posso dizer que foi um dos melhores jantares que tivemos na Itália. Eu escolhi massa ao pesto com tomate cereja e pinole e bisteca suína com molho de limão. O And foi no clássico espagueti à bolonhesa.
Depois do jantar e duas garrafas de vinho (calma, estavamos em 7 pessoas), fomos caminhar novamente sem rumo e passamos pela igreja de Santa Maria Novella e no fim ainda demos de cara com uma feirinha de chocolate. Todas as bancas tinham coisas ótimas e gente te oferecendo prova de tudo, a vontade era levar tudo. Mas por fim, comprei trufas variadas e comemos morango com calda de chocolate, aliás, preciso comentar que o morango na Europa consegue ser ainda mais saboroso.
É assim fechamos esta noite deliciosa, com muito chocolate!
Neste link tem mais sobre a viagem!
Vc lembra onde tomou esse chocolate quente ?
Alessandra, infelizmente não. Mas era bem em frente à saída/entrada da torre de Giotto.