Eu sempre quis fazer uma receita da Bela Gil, mas além de não me sentir preparado para os pratos mega saudáveis e naturais que ela faz, acho alguns dos ingredientes que ela usa muito caros e difíceis de encontrar. Mas quando vi a receita deste pão de mandioquinha no Bela Cozinha percebi que esta receita era pra mim, que amo mandioquinha (batata baroa) e pão de queijo. E este pão fica no meio entre essas duas delícias.
Já li em alguns lugares gente criticando a culinária da Bela e quero fazer um parêntese aqui. A gente que está acostumado com comidas mais gordinhas em geral não gosta ou acha a comida do estilo da Bela Gil ruim ou sem graça, mas a verdade é que estamos acostumados com comidas hiper condimentadas, gordurosas e açucaradas e quando provamos algo mais natural e menos condimentado, achamos sem sabor, mas a real, é que muitas vezes não conhecemos o sabor verdadeiro dos alimentos. Na minha humilde opinião, o estilo de cozinha da Bela exige adaptação. Sair do Mc Donald e encarar um churrasco de melancia não vai funcionar para ninguém, mas acredito que depois de um tempo comendo mais leve e natural, o paladar se acostuma e você passa a sentir prazer e gostar de outros tipos de alimentos.
Eu ainda não cheguei neste ponto e duvido que eu chegue nesta vida, só queria defender aqui que comida boa ou ruim está relacionada ao paladar de cada um, então, antes de criarmos uma resistência a um tipo de culinária, devemos ao menos tentar entender e respeitar quem pensa e come diferente da gente.
Dito isso, quero deixar claro que este pão de mandioquinha está provado e aprovado pelo gordinho que vos escreve. Só achei que no fim das contas o sabor da mandioquinha sumiu um pouco, mas mesmo assim o pão ficou saboroso e é uma boa opção ao tradicional pão de queijo. Para quem é vegano ou intolerante a lactose é uma ótima pedida. Pode fazer sem medo de ser feliz!
A única mudança que fiz em elação à receita original foi aumentar um pouquinho a quantidade de azeite (porque a massa não estava dando liga) e a aumentar a quantidade de sal (que você também pode adicionar ao seu gosto).
Uma última ressalva, essa receita rende muuuiiiittooooo (eu assei duas fornadas de pão de mandioquinha) e como este pão não é do tipo que dá para guardar pro dia seguinte (fica borrachudo), sugiro reduzir as quantidades caso você tenha uma família pequena ou faça só para você!
Deliciem-se!
Pão de mandioquinha da Bela Gil
INGREDIENTES
• 200g de polvilho azedo
• 300g de polvilho doce
• 200ml de azeite de oliva
• 500g de mandioquinha (cozida e espremida)
• 1/3 de xícara de água
• 1 e 1/2 colher de chá de sal marinho
• 1 colher de sopa de orégano
• 1 colher (chá) de alecrim
MODO DE PREPARO
Cozinhe a mandioquinha em água por cerca de 15 minutos ou até que ela esteja bem cozida.
Escorra a água e em uma tigela amasse a mandioquinha formando um purê e reserve.
Misture os polvilhos, o sal, as ervas e o óleo em uma tigela grande.
Acrescente o purê de mandioquinha e, aos poucos, adicionando a água.
Misture até obter uma massa homogênea e lisinha.
Com as mãos untadas com um pouco de óleo, faça bolinhas e disponha em uma forma untada com óleo (eu não precise untar as mãos para fazer as bolinhas)
Asse os pães a 180ºC por cerca de 25 minutos (não esqueça de pré-aquecer o forno por pelo menos 15 minutos).
Se necessário, após os 25 minutos, aumente o forno e deixe os pães dourarem por mais 10 minutos ou até que os pães estejam corados e crocantes.
Wesley seu pão de mandioquinha está com uma carinha maravilhosa! e eu amo as receitas da Bela Gil apesar de concordar com o que falou, são receitas naturais que precisa de adaptação. Eu tenho o livro dela, e estou doida pra testar as receitas tbm. bjus
Obrigado Carina! =)
Olá! Conheci seu blog agora justamente por procurar essa receita. Fiquei com uma dúvida: vc disse que não dá pra guardar para o dia seguinte porque fica borrachudo, certo? Gostaria de saber se ele PRONTO fica borrachudo ou se eu guardar a massa. Será que dá pra congelar as bolinhas? Obrigada e um abraço!
Oi Andrea, obrigado pelo seu comentário.
Ele depois de pronto ficou borrachudo.
Não testei congelar a massa, mas creio que não haja problemas. Se testar depois me conte se deu certo.
Abraços!
Wesley
Oi Wesley,
Faço sempre essa receita com batata doce e congelo as bolinhas. Da super certo!
Comprei mandioquinhas para fazer esse pão e achei sua receita aqui.
Quanto às receitas da Bela Gil, amo de paixão!! Mas tudo é questão de adaptação mesmo!
Abraços!
depois de assar, congele, e aqueça so o que for comer.assim vai estar como novo
Boa dica Luciane!
Uma dúvida: pode fazer sem o alecrim? É que o alecrim tem um gosto horrível e estraguei um doce no Natal por causa do alecrim, nunca mais…
Fico no aguardo porque estes pães devem ser deliciosos… Sem o alecrim claro…
O alecrim tem sabor forte, precisa usar com cuidado senão ele domina todos os outros sabores.
Está receita você pode tirar o alecrim e/ou acrescentar qualquer erva seca que goste!
Oi fiz o pãozinho e ficou muito duro a parte externa.
Boa note,gostaria de saber se nap tem que escolar o porvilho,pois td pal de queijo se escalade……
Etta recital e pray mina neta que e vegan ,mas adore pal de queijo,
Muto obrigado ,viu? vc e memo um amore…
Oi Judite, nesta receita não precisa escaldar o polvilho.
Fiz a receita mas a massa ficou mega hiper ultra engordurada, tive q tirar o óleo, deu um trabalhão. E tive q por mais polvilho pq ficou muito molenga, esparramava na forma.
Faço essa receita mas uso somente 3 colheres de sopa de azeite! da super certo!
Uso também batata doce no lugar da mandioquinha!