Eu amo docinho de festas, todos eles, brigadeiro, beijinho, cajuzinho, bem casado. E apesar deste amor enorme, percebi que não tinha aqui no blog uma receita de beijinho de coco. Como fui capaz de cometer este lapso com vocês e comigo mesmo? (rs)
Brincadeiras à parte, eu sei que está é uma receita básica, mas a verdade é que hoje em dias as coisas estão tão gourmetizadas que as vezes os básicos ficam esquecidos e para não cometer esta injustiça, deixo aqui esta receita simples que já é um clássico!
E para quem quiser “enfeitar o pavão”, minha sugestão é acrescentar uma pitada de noz-moscada ao beijinho. Dá um toque gostoso e diferente, mas sem descaracterizar o docinho.
Receita de beijinho de coco
INGREDIENTES
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 50g de coco seco ralado (cerca de 1/2 xícara prefira o coco sem açúcar para não ficar enjoativo)
• Coco seco ralado ou açúcar cristal para decorar
• Cravos para decorar
MODO DE PREPARO
Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e as 50g de coco ralado e leve ao fogo.
Mexa todo o tempo e quando começar a ferver mantenha a chama do fogo entre média e baixa sem parar de mexer e sempre observando se não está queimando no fundo (se estiver, abaixe o fogo e continue mexendo vigorosamente).
Quando o docinho ganhar consistência e desgrudar do fundo da panela está pronto.
Disponha a mistura sobre um prato e deixe esfriar completamente.
Para enrolar, passe um pouco de manteiga nas mãos para que não grude tanto e molde as bolinhas.
Passe-as pelo açúcar cristal ou coco ralado e coloque na forminha.
Depois é só espetar um cravo da índia por cima e está pronto.
Para fazer beijinho de colher, há duas maneiras, uma é deixar o docinho mais mole já na panela e a outra é depois de pronto, acrescentar 1 caixinha de creme de leite e misturar para que o doce fique mais mole. Do segundo modo rende mais e a textura fica mais macia, mas na primeira opção o sabor é mais forte e doce. Vai do seu gosto.
Aqui tem mais receitas de doces e sobremesas.