Conheci esta receita de pão de leite em pó em um dos grupos que participo lá no Facebook e há tempos queria fazer. Foi um sucesso aqui em casa. Ele fica bem fofinho e úmido, ótimo para comer com uma geleia, manteiga ou com a coberturinha que acompanha esta receita.
Sobre a cobertura, eu achei ela mais gostosa para servir a parte e cada um passar no seu pãozinho ao invés de jogar por cima de todos, mas você faz como preferir.
Gente, eu sei que a receita ficou longa, mas é que sempre que posto receita de pão aqui, busco detalhar ao máximo porque sei que bastante gente tem dificuldade neste tipo de preparo e se eu postei, é porque quero que vocês façam e dê certo aí na casa de vocês, por isso coloco todos os truques que sei para ajudar ao máximo. A intenção é boa, acreditem! <3
Aqui casa esta receita de pão de leite em pó me rendeu 7 pãezinhos bem sarados (os meus ficaram irregulares, mas dariam 8 se eu tivesse dividido a massa direitinho) e assei em uma forma de pudim.
Receita de pão de leite em pó
INGREDIENTES
Massa
• 1 xícara de leite (240ml)
• 2/3 xícara de açúcar (75g)
• 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g ou 30g de fermento biológico fresco)
• 75g de manteiga sem sal
• 1 gema
• 2 colheres (sopa) de leite em pó (25g)
• 1 colher (chá) de sal
• Cerca de 500g de farinha de trigo (adicione aos poucos até a massa ganhar consistência e desgrudar das mãos)
• 1 gema batida com 1 colher (sopa) de óleo para pincelar os pães
• Açúcar para polvilhar
Cobertura – Manteiga de leite pó (opcional)
• 50g de manteiga
• 6 colheres de leite em pó (75g)
• 3 colheres (sopa) de leite (adicione se necessário)
MODO DE PREPARO
Massa
Comece sua receita de pão de leite em pó dispondo em um recipiente o leite, o açúcar e o fermento (é importante que o leite não passe de 40ºC, pois acima desta temperatura ele mata o fermento e seu pão não cresce).
Misture bem e deixe descansar por cerca de 15 minutos ou até que comece a “borbulhar” e crescer (este processo te dá certeza de que o fermento está ativo e seu pão crescerá).
Em seguida junte em um recipiente metade da farinha, a gema, o leite em pó, a manteiga derretida (importante que ela não esteja quente), o fermento ativado e o sal (não coloque o sal em contato direto com o fermento, espalhe-o pelos cantos do recipiente).
Misture tudo com um garfo até obter uma textura que permita sovar.
Transfira a massa para uma superfície limpa e polvilhada com farinha e vá adicionando mais farinha de trigo até que a massa fique lisa e desgrude das mãos.
Continue sovando por cerca de 15 minutos ou até que a massa fique bem elástica.
Deixe a massa descansar em um recipiente bem fechado por cerca de uma hora ou até que dobre de volume.
Divida a massa de acordo com o número de pãezinhos que quer fazer e forme bolinhas (para que seu pão não fique muito pesado, sugiro dividir em pelo menos 8).
Distribua em uma forma untada e enfarinhada e deixe descansar por mais 1 hora para crescer novamente.
Pincele com a gema batida com o óleo, polvilhe com açúcar e asse em forno a 180ºC por cerca de 35 minutos ou até que seu pão esteja dourado e furando com um palito ele saia limpo (não esqueça de pré aquecer o forno por pelo menos 15 minutos).
Para um pão bem macio e úmido, você pode colocar uma forma com água na outra grelha do forno junto com os pães nos primeiros 15 minutos do tempo de forno, depois retire e deixe terminar de assar normalmente.
Se necessário aumente a temperatura do forno nos 5 minutos finais para dourar os pães.
Cobertura – Manteiga de leite em pó
Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo e em seguida adicione o leite em pó.
Misture bem até que tudo se incorpore.
Se a mistura ficar muito seca, adicione o leite aos poucos até que se torne um creme parecido com manteiga.
Distribua sobre os pães ou sirva acompanhando a parte.
Estou pensando em testar algumas variações desta receita de pão de leite em pó com recheios e coberturas, assim que tiver novidades coloco aqui!
Adorei essa receita, quero fazer logo. Depois te conto.queria receita de bombocado mineiro….
Faz sim, é uma delícia! =)
Achei muito interessante a receita, Parabéns!
Obrigado Fernanda!
Se fizer, depois me conte o resultado! =)
Wel, dá pra fazer a massa na máquina de pão???
Dá sim Paula!
Depois me fala se gostou!
Ótima receita, coloquei 200 gr de farinha integral e completei o resto com farinha normal, pincelei ovo e cobri com gergelim…. Pão quentinho com manteiga, huuummm…. Delícia!
Que bom que gostou! =)